sábado, 5 de fevereiro de 2011

Shila – Lenga-Lengas e Segredos (Diapasão, 1979)



sacar

01. Teresinha
02. A Gota da Meadela
03. A Bailarina
04. Pulga
05. A Valsa
06. Sempre Foi Assim
07. Eu Não Tenho a Certeza
08. Ai Eu Quero
09. Cabecinha Fria
10. Todos Me Querem

Shila – voz, cavaquinho, colheres de pau, palmas, pandeireta
Júlio Pereira – viola acústica, viola 6 cordas, bandolim, bombo, cavaquinho, cabaça, adufe, coros
Pedro Caldeira Cabral – guitarra, flauta
José Eduardo – contrabaixo, baixo
Paulo Godinho – baixo
Pedro Osório – acordeão
Rui Cardoso – flauta, saxofone
Raul Mendes – harmónica
Sílvio Pleno – clarinete
António Serafim - oboé
Paleka – bateria
Moreno Pinto - ferrinhos
Sérgio Godinho, Lena Vaz, Guida Silva, Rui Vaz – coros

direcção musical – Júlio Pereira
som – Rui Novais, José Manuel Fortes

Cá está, tal como prometido, o segundo fonograma de longa-duração da kridíssima Shila. Desde que postei aqui o “Doce de Shila”, a minha apreciação pela obra da senhora tem crescido a bom ritmo (apesar de ela ainda não ter aceite o meu pedido de amizade no facebook). Há aqui em casa uma parede à espera de um poster da Shila, quem souber onde se arranja diga alguma coisa nos comentários, sff.
Voltando ao disco, vê-se que o primeiro deve ter corrido bem porque, neste segundo, ela ainda cravou mais malta para colaborar – desde gurus intervencionistas como o Zé Mário e o João Loio, ao Raul Mendes (do Mendes Harmónica Trio) e ao Paleka, (seja ele quem for). Até o Chico Buarque não resistiu aos encantos da moça e lhe ofereceu uma canção (Teresinha).
Na composição, a maior parte do trabalho continua a ser do Sérgio Godinho, mas a direcção musical passa agora para as mãos do Júlio Pereira, que vai alternando os arranjos dos temas entre uma inspiração mais tradicional e uma toada mais jazzística, estes últimos, para o meu bico, menos bem conseguidos. Mas aqui há música para todos os gostos: óptimas canções populares de castanholas saltitantes (A Gota da Meadela, Sempre Foi Assim), letras godinhianas ao melhor estilo do respectivo (Cabecinha Fria) e uma excelente canção do José Mário Branco que julgo não estar gravada em mais lado nenhum (Eu Não Tenho a Certeza). E, claro, sobre tudo isto paira ainda a esperança de que a coisa dê a volta e a democracia popular volte a ser possível.
E agora aguentem enquanto vou ali cravar a um amigo o single “O Burro e o Grão” para ficarmos com a mui cobiçável Discografia Completa da Shila!

10 comentários:

Tiago disse...

Gosto muito.

Mas já agora, julgo que além do single "O Burro e o Grão", fica ainda a faltar o mui misterioso e desconhecido "Meu Amor Pequenino" (http://www.discogs.com/Shila-Meu-Amor-Pequenino/release/2412760), que, por acaso, até tenho.

Obrigado pela partilha.

Discos Com Sono disse...

Fantástico, não conhecia esse disco da Shila. Estava-me a guiar pelo Rate Your Music, onde ele não consta. E com o João Paulo a tocar piano e tudo!
E agora, Tiago, podes ripar esse single? :-)

Tiago disse...

Não tenho como ripar. Mas posso emprestar se quiseres. :-)

Discos Com Sono disse...

Fixe! Já seguiu email ;-)

Anónimo disse...

Aqui fica um link para a biografia incompleta do Paleka.
http://coiso.wordpress.com/2007/05/21/paleka/

Discos Com Sono disse...

Eh pá, afinal o Paleka é alto cromo do jazz e eu não conhecia...

Obrigado ao anónimo pelo esclarecimento e um pedido de desculpa ao Paleka.

Luís disse...

Não tem nada a ver com a Shila!!!... É apenas mais um pedido... Por favor, façam aparecer o maxi-single "Sombra Veloz" dos Rongwrong. Obrigado

Discos Com Sono disse...

Vai já de seguida, Luis.

Mota disse...

Isto a que se dá o nome de blog est+a simplesmente fantástico! Porra, tanta e tão boa música. Há por aí alguma coisa do Mendes Harmónica Trio?

Só me resta felicitar o autor da página e claro, como não poderia deixar de ser, das majestosas publicações.

Bem-Haja

Anónimo disse...

:) e entretanto não aparece a discografia perdida da Shila? Era uma boa prenda de Natal