domingo, 1 de agosto de 2010

Trovante – O Trovante Toca a Reunir (Forum, 1979)



sacar

01. A Tocar a Reunir
02. Não Há Três Sem Dois

Artur Costa – charamela, flauta, voz
João Gil – viola, voz
João Nuno – adufe, ronca, ferrinhos, voz
Luis Paulo – voz, bandolim, cavaquinho
Manuel Faria – acordeão, voz
Né – voz, pandeireta, castanholas

Letra – Chico Viana
Música e Arranjos – Trovante
Produção – Chico Viana / Trovante

Em 1979 aconteceu aos Trovante uma das melhores coisas que pode acontecer a uma banda em Portugal: entrou a Né Ladeiras para cantar. Os Trovante, que tinham já dois LPs politicamente engajados mas musicalmente contidos, estavam prestes a explodir para as massas com o “Baile no Bosque” e a fazer saltar milhares de semi-friques em várias Festas do Avante consecutivas. Infelizmente, a Né não se aguentou muito tempo. Seguiu logo depois para a Banda do Casaco e deixou só este single gravado com os Trovante.
No lado A, a letra de Chico Viana – prosador particularmente agradável ao Partido – canta a Maria da Fonte que, de corneta na mão, lança invectivas revolucionárias ao povo. Acompanha um adufe e uma flauta que dão uma toada quase medieval ao tema (digo eu, que não percebo nada do assunto). “Não Há Três Sem Dois”, no lado B, é uma malha ainda mais poderosa, capaz de arrastar multidões às costas de um acordeão hiperactivo. Será um corridinho? Uma chula? Ajudem-me, leitores eruditos, que agora dava-me jeito perceber alguma coisa de música. À falta de melhor, digo-vos que é como se os Pogues tivessem nascido 10 anos antes em Portugal e todos os seus membros fossem saudáveis e bem penteados. Mais coisa menos coisa.

2 comentários:

Tiago disse...

Olá. Hoje comprei este single: http://www.discogs.com/Shila-Meu-Amor-Pequenino/release/2412760

Nunca tinha ouvido falar nele. Só encontrei uma única referência na net e era muito en passant, numa biografia do Mário Viegas. Entretanto criei esse perfil no Discogs. Se achar interessante aqui para o blog, teria gosto em emprestar. Abraço!

Anónimo disse...

Para evitar que adormeça, aqui fica o convite para espreitar a web-rádio:
www.wix.com/kitschnet/radio, sempre se vai entretendo enquanto manda umas postas no blog.
Um grande bem haja!