segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Clube Naval – Professor Xavier / Salva-Vidas (Fundação Atlântica, 1983)



sacar

01. Professor Xavier
02. Salva-Vidas (Mistura Muito Rica)
03. Salva-Vidas
04. Professor Xavier (Especial Para Dançar)

Godinho e Salema – voz

Música, Produção – Ricardo Camacho
Letras – Miguel Esteves Cardoso

Para estrear o bit rate de 320 temos um disco que é uma fofura. É o disco número um da Fundação Atlântica e, por muito que se embirre com a editora (aqui não é propriamente o caso), tem que se dar o braço a torcer perante os contornos épicos de uma primeira edição em duplo single – provavelmente o formato mais espectacular para se editar o que quer que seja. A natureza aparentemente fofa do disco, contudo, não nos pode fazer esquecer as salganhadas históricas da sua génese. Como se sabe, no início dos anos 80 um grupo de amigos fartos da hegemonia barbudo-marxista no meio musical decide adoptar uma postura assumidamente “à direita” e voltar a falar de Portugal com uma lata como há muito não se via. O fruto mais visível destas aventuras – cuja fascinante história ainda está por contar como deve ser – foram os Heróis do Mar, e logo a seguir a Fundação Atlântica.
Com o Clube Naval, Miguel Esteves Cardoso e seus comparsas decidiram deixar de lado a estética marcial de olhos arregalados ao céu que Pedro Ayres Magalhães adoptara nos Heróis, e optaram antes – talvez pela primeira vez na História – pela promoção descomplexada de uma identidade beta, que aqui toma forma nos corpos tenros de duas adolescentes do Estoril. As meninas cantam sobre a praia e o colégio – dois elementos basilares do luso-betismo – e queixam-se da indiferença do professor e do salva-vidas, podres de bons mas indiferentes aos seus coraçõezinhos. A ficha técnica indica que os temas são compostos por Ricardo Camacho, mas não esclarece quem os toca – salienta, porém, que as meninas são vestidas pela Tara e que “a cor mais linda é o azul”. Valha-nos isso. Ainda que a música possa não surpreender – electrónicas dançantes como se fazia no estrangeiro, remixes incluídos e tudo –, é aqui, neste casamento inusitado de uma estética proto-beta com uma insinuação algo rebarbada de despertar sexual lolitiano, que o disco do Clube Naval se torna um objecto sem igual. Sacanço obrigatório, portanto.

24 comentários:

Pedro Homero disse...

bem, com um comentário tão interessante haverá que sacar isto.
Obrigadinho!

dlt disse...

Há uns 5 anos comprei um exemplar com a capa meio danificada. Nem sabia que havia duplos singles. Só conhecia o lado A mas gostei do outro tema que me parece ter um som muito Altered Images.

Manuel Fúria disse...

Discos Com Sono Domina.

Discos Com Sono disse...

Ora, toda a gente sabe que O Inventor é que é a dominatrix da blogosfera.

Miguel Vaz disse...

Queremos mais discos da Fundação Atlântica!

Calor Humano disse...

Mais Fundação Atlântica por favor!

Discos Com Sono disse...

Ena, um lobby...

Mas só posso pôr 2 discos da Fundação por ano, senão chamam-me fascista.

rais disse...

Muito obrigado! Andava há anos a pedir ao Manuel Fúria que me ripasse isto!

Paulo Martins disse...

Viva! Tudo bem?
Obrigado por teres postado este registo :-)
Aos anos que o procuro em vinil(mas não em leilões da net!) e ainda o não arranjei :-(
Um grande abraço e continua com o excelente trabalho,
Paulo Martins

Pedro disse...

obrigado.

El Mariachi disse...

genial, este até agora desconhecido (para mim) registo musical! continuação de boas postagens

Calor Humano disse...

Deixa que te chamem fascista, não és pois não?

Discos Com Sono disse...

Eh pá, sou um bocadinho...

ghost.vinyl disse...

Bem, da Fundação Atlântica, das coisas portuguesas editadas, tirando os Xutos (1 single), Delfins (3 singles, ufa!)e Sétima Legião (single e LP), sobram apenas estes dos discos (não editados em CD, julgo) para postar no blog =)

PAULO PEDRO GONÇALVES "Rapazes de Lisboa" e
LUÍS MADUREIRA "O Teu Amor Sou Eu"

certo?

JC disse...

O Lado A do single do Paulo Pedro Gonçalves foi disponibilizado numa compilação lançada há uns atrás, chamada "O Melhor do Rock Português - 2º volume", onde também aparece a versão d'Os Delfins da canção "O Vento Mudou". Quanto às canções "Letras" e "A Casa da Praia" d'Os Delfins, eu tenho ideia que elas também nunca foram editadas em CD...

Paulo Rodrigues disse...

Excelente post. Eu era muito novo nessa altura (10 anos + ou -), mas lembro-me que a dupla Camacho-MEC foi mesmo uma lufada de ar fresco. Ia jurar que, para além dos títulos acima referidos, o "Foram cardos, foram prosas", cantado pela Manuela Moura Guedes (para os mais jovens: sim, a da TVI!!!!) também foi lançado pela Fundação Atlântica.

hsalf disse...

1 de Abril = dia das mentiras

Quando a MMG foi editada ainda não havia a Fundação!

Discos Com Sono disse...

De facto, o "Foram Cardos Foram Prosas" é de 1981, lançado pela Valentim de Carvalho. A Fundação só começaria a editar em 1983.
Há ainda mais uns 3 singles da bestionda (para além do LP), gravados em finais de 70's e com orquestrações do Pedro Osório. Bem horríveis.

Carlos disse...

Bem não conhecia o LP da citada bestionda (não comprei o CD "do tempo do vinil") e comprei-o esta semana... e não é que é um disco 100% dos GNR (letras e música) com ela a cantar? GNR versão Vitor Rua, Toli, Rui Reinhinho, um luxo!!!

Carlos disse...

ah, e o ALIBI é de 1982, o ano do Independança. No 'Anjo da Guarda' do Variações já de 1983 penso que será parecida a 'banda' de apoio, os mesmos GNR ainda com o Vitor Rua... a coisa estava para estoirar!

Pedro Homero disse...

é só para avisar que ando obcecado com a música do Professor Xavier! Obrigado de novo!

Filipe Antunes disse...

Pelo que li, devo ser dos poucos que tem o original do Professor Xavier.

Anónimo disse...

Boas, tenho a informar que vendo pela melhor oferta o duplo single referido em muito bom estado; pelo motivo de ter em duplicado. Posso entregar em mão na zona de Lisboa. meu contacto: pcpn@sapo.pt

Pedro Homero disse...

Na altura em que a pergunta lá apareceu no programa tirei uma foto à TV, mas nunca mais me lembrei de a vir aqui postar - http://i.imgur.com/tmQHH.jpg

:D